OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
TEMPLAR
Loja do Ribatejo Norte
Portugal Rural
Contactos ADIRN
Portugal Rural Imprimir e-mail
 Quem entra na loja dá de caras com uma recheada mercearia. Aqui, o visitante encontra os mais diversos produtos; o difícil é escolher. Azeites durienses e alentejanos, vários premiados internacionalmente, conservas disto e daquilo (azeitonas, cogumelos, alcachofras, pimentos, cebolas, ginjas, lebre...), compotas de fruta fabricadas segundo receitas antigas, mel de muitas flores e também só de uma, enchidos com aroma a fumeiro tradicional, queijos de leites e proveniências variados, pão fresco cozido a lenha... Ou seja, uma tentação para os sentidos.

Contíguo a este espaço existe uma "taberna", onde é possível provar in loco sabores típicos portugueses. Tosta de cogumelos e queijo de cabra transmontano D.O.P., tosta de truta fumada com rucola selvagem, tosta de leitão da Bairrada com maionese de laranja, cogumelos recheados com piso de coentros e queijo cabra de Coruche, pêssegos salteados em atum e cebolinho - eis algumas das iguarias que por aqui se degustam. Na cave estão acondicionados alguns dos melhores vinhos de Portugal e peças originais do artesanato português.

Mas esta breve visita guiada ficaria incompleta se aqui não fosse referido o trabalho de sensibilização dos consumidores urbanos que a Loja Portugal Rural tem vindo a desenvolver e que consiste no fornecimento de produtos agrícolas frescos directamente do produtor para o consumidor, ou no contacto com os artesãos e produtores. Assim se faz a ligação entre as cidades e as zonas rurais circundantes, e se cumpre um importante desafio no sentido do desenvolvimento rural e da mobilização das populações urbanas para os aspectos da vida agrícola e rural do País.

Outra das vertentes desta loja é organização de eventos com vista à divulgação de produtos locais, bem como dos produtores e territórios onde são produzidos. É pois frequente a organização de oficinas temáticas ao longo da semana para públicos de todas as idades, bem como de sessões de degustação e a apresentação dos produtores e territórios onde são produzidos. Neste âmbito inserem-se, por exemplo, as Quintas de Baco, um espaço reservado à prova de vinhos nacionais, e as Semanas Animadas.

No Natal, para um Natal mais genuíno, a Loja Portugal Rural propõe caixas recheadas de tradição, proporcionando às empresas uma viagem pela cultura Portuguesa.

Pausas saudáveis, Um "coffee break" realmente saboroso...

Um serviço de "catering" saudável, porque um "coffee break" ou um cocktail não têm necessariamente de ser recheados de café e bolos industriais. É este o lema da Loja Portugal Rural, agora também dedicada à confecção e fornecimento de refeições.

Fruta da época, queijo fresco, pães de cereais, infusões e biscoitos caseiros para as primeiras horas do dia. Vinhos, empadas, folares, frutos secos, pães variados, pastas, azeitonas, queijos, enchidos e rebuçados de Portalegre para "cocktails" ao cair da tarde.

A Portugal Rural propõe ementas versáteis, adaptadas a cada evento, e acima de tudo ajustadas à época do ano.

Apostar na comercialização de produtos locais de qualidade foi uma das estratégias seguidas por 9 Associações de Desenvolvimento Local (1) para a dinamização do PIC Leader + nos seus territórios.

Formam a Loja Portugal Rural as seguintes entidades: Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA), Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE), Associação de Desenvolvimento Local Bairrada e Mondego (ADELO), a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Culturais, Sociais e Económicas (ADICES), Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN), Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente (DESTEQUE), Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste (LEADER OESTE), Associação para o Desenvolvimento do Alentejo Central (MONTE, ACE), Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS) e PróRegiões.

Em 1998 abre em Lisboa o primeiro espaço comercial dedicado à promoção do mundo rural, e dos territórios LEADER.

Em Campo de Ourique, um bairro tradicional de Lisboa, a Proregiões, uma empresa criada com o objectivo de promover as regiões suas gentes e culturas, associa-se a nove associações de desenvolvimento rural, surgindo a loja Portugal Rural como resultado do esforço colectivo e de estratégias convergentes das associações que dispersas no território nacional, sentiram, a necessidade de tecer em comum uma rede urbana para a valorização dos produtores e produtos dos seus territórios.

PORTUGAL RURAL é um local de dinamização e divulgação do mundo rural português no âmbito de uma acção de cooperação inter-territorial de iniciativa comunitária para o desenvolvimento rural do Programa LEADER +

As associações, de direito privado e sem fins lucrativos, que se constituem como parcerias locais de entidades públicas e privadas nos diferentes sectores de actividade económica, cultural e social dos seus concelhos e a Proregiões, unem-se com o objectivo de valorizar os recursos endógenos dos seus territórios e promover a qualidade de vida das suas populações. Estes são os pilares que suportam o desafio da Loja Portugal Rural, espaço de promoção e representação do Mundo Rural português em Lisboa de apoio à animação e dinamização da comercialização de produtos locais em ambiente urbano.

Territórios diferenciados, produtos diferentes, experiências de comercialização distintas, e parceiros diversos, não impediram que as 9 ADLs e a Proregiões tivessem colocado de pé um projecto comum de comercialização e de promoção dos seus territórios; chamaram-lhe LOJA PORTUGAL RURAL.

LOJA PORTUGAL RURAL
Rua Saraiva de Carvalho nº 115 - Campo  de Ourique
1250 242 LISBOA
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail


 

powered by: 7App.pt